quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Culinária Francesa I

A fama de saborosa e sofisticada da culinária francesa é antiga. Não é para menos. A série de pratos clássicos regionais convive em harmonia com a vasta variedade de receitas da perfeccionista nouvelle cuisine. Além disso, os franceses têm um ingrediente especial e único:  eles levam para a cozinha o espírito savoir faire (saber viver). É essa qualidade que faz com que chefs do mundo todo confessem seu eterno débito com o país.

Gourmet, chef, restaurant ou novelle cuisine são palavras de origem francesa usadas em qualquer lugar da Terra. Só isso já comprovaria o prestígio dessa cozinha. Mas, sem dúvida, os chefs franceses dominam como poucos as técnicas culinárias à frente dos fogões.

Vamos então preparar um dos mais famosos pratos desta culinária. Tradicional do Sudoeste da França.

COQ AU VIN



Ingredientes:


*300g de toucinho defumado
*1 galo de cerca de 2kg (atualmente é mais comum prepará-lo com frango, e não galo, o que reduz bastante p tempo de preparo)
 *4 cebolas picadas
*2 litros de vinho tinto seco
*1 dente de alho
*1 buquê garni (ervas frescas com salsinha, tomilhoe louro)
*150g de cogumelos frescos a gosto
*Sal a gosto
*Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, derreta o toucinho e refogue as cebolas. Corte o galo em pedaços nas juntas, tempere-o com o sal e a pimenta e passe-os na farinha de trigo. Doure os pedaços na gordura com as cebolas e, quando estiverem bem corados, junte o vinho tinto, o alho e o buquê garni. Cozinhe em fogo baixo por 2 horas, até que a carne esteja macia.. Acrescente os cogumelos cortados em pedaços grandes e deixe reduzir o molho. Se o caldo estiver muito ralo, adicione um pouco de manteiga misturada com farinha de trigo e cozinhe por 10 minutos.

Um comentário:

  1. Meu Deus! Parece muito bom! Mas acho que prefiro com frango mesmo! Parab'ens pelo blog.

    ResponderExcluir