quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O retorno do prazer de cozinhar em casa


Cozinhar para si e para os amigos é um convite ao paladar, à conversa, ao riso e ao vinho


By: Elenice Brigida

Família reunida na cozinha


Não há como negar que nossa memória afetiva a toda hora traz à tona os sabores e receitas de família. E, seja para resgatar prazeres da infância, seja para experimentar os pratos do momento ou, ainda, optar por uma dieta saudável, o que se vê hoje é um número cada vez maior de interessados em levar o melhor da gastronomia para dentro de casa. No ambiente restrito, pode-se conversar, partilhar tarefas, trocar receitas e beber um bom vinho.
"Esses encontros modernos remetem aos simpósios da Grécia antiga, exclusivos dos homens. Numa sala, eles se reuniam para beber e discutir ideias filosóficas, éticas e morais", afirma o professor de história Sandro Dias. Sandro enfatiza que cozinhar é uma atividade humana por excelência. "As questões de tradição surgem a partir do ato de cozinhar. A partilha da comida é o primeiro gesto de fraternidade e cordialidade, e é por meio dela que nos tornamos iguais", diz.

Ato sagrado

Talvez por isto não há quem não se lembre daquela torta da vovó, do bolo de chocolate da tia ou do feijão da mãe. Aliás, até recentemente, a responsabilidade pela alimentação recaía sobre a dona de casa. "A mulher ia sozinha para a cozinha, era como uma prestadora de serviços. Aí, se revoltou e saiu para trabalhar. Agora tanto mulheres como homens perceberam que cozinhar é um ato sagrado, que une a família, e que é preciso agradecer por esse tempo, esse compartilhar", diz a engenheira de alimentos e chef Mayra Abbondanza Abucham.

Ficou com vontade de cozinhar? Mãos a massa !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário