sexta-feira, 2 de setembro de 2011

História do Sanduíche e Receita de Hambúrguer

        Na última semana, o personagem do ator Danton Vigh na novela da Globo ‘Fina Estampa’, o chef de cozinha René Velmont, iniciou a abordagem sobre a história de um tão famoso e habitual prato, o Sanduiche, conhecido pela sua praticidade. Fato que me fez pesquisar um pouco mais e descobrir que tudo começou com o inglês Fourth Earl of Sandwich, primeiro lorde do almirantado, ou simplesmente John Montagu. Ele viveu de 1718 a 1792. Naquela época, nenhum homem público teve reputação de ser mais amargo e, ao mesmo tempo, mais amado por seus subordinados no almirantado.


          Conta a história, que certa noite, enquanto participava de mais uma de suas rodadas de carteado, pediu a um de seus criados que preparasse uma coisa "simples e rápida". Ele não queria abandonar seu passatempo preferido.Sem saber o que fazer, o criado pegou dois pedaços de pão e colocou um naco de presunto no meio. O lorde adorou a novidade, nunca mais jantou, só comia sanduíches.

       
          De lá para cá, as pessoas ficaram muito mais ocupadas que John Montagu por isso, a invenção virou mania universal. Com seu visual atraente, sua praticidade e a possibilidade de receber uma infinidade de novos ingredientes, possibilitando grande variabilidade, o sanduíche viu passar dois séculos de história sem perder o seu glamour.


Aproveitando a oportunidade, indico a vocês uma receita prática e saborosa de um dos sanduíches mais famosos.

Hambúrguer



Ingredientes (porção para 1):

150g de carne moídaª
Salsinha Picada
Pimenta do Reino
Mostarda Dijor
Molho Inglês
Cebola Refogada
2 Colhes de Maionese
1 Gema de Ovo
Farinha de Rosca
Sal a gosto

Obs: ª Costuma ser utilizado como carne o Patinho. Sugiro que parte dos 150g seja de uma carne mais nobre como Picanha ou Fraldinha.

Modo de Preparo:

Espalhe a carne moída em um formato redondo e faça um desnível no meio. Coloque a gema, a salsinha, o sal, o molho inglês, a pimenta-do-reino, a maionese, a mostarda Dijor e a cebola refogada, misture. Acrescente a farinha de rosca até adquirir uma conscitência satisfatória, para que não quebre no momento da fritura. Faça o formato redondo. Frite em oléo de soja quente. Depois só é montar o seu hambúrguer com os acompanhamentos favoritos.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário